A obtenção e processamento de informação relacionada à atividade logística constitui uma das principais maneiras de controlar o processo. Na maioria dos casos, esse tipo de controle assume a forma de ferramentas voltadas para o monitoramento de frota.

Esse tipo de investimento ocorre com cada vez mais frequência tanto em pequenos empreendimentos como em grandes corporações que buscam usufruir dos seus benefícios.

O objetivo deste artigo é apresentar as principais vantagens das ferramentas de monitoramento de frota e orientar o gestor para a tomada da melhor decisão possível. Aproveite para saber mais sobre o assunto!

Tipos de sistemas de monitoramento

Quando utilizamos o termo monitoramento, é importante fazer a distinção do que esse tipo de programa e equipamentos englobam. Afinal, muitas vezes, o termo é confundido com o rastreamento da frota, o que não é verdade.

Para o gestor de frota o monitoramento veicular envolve todos os aspectos relacionados ao desempenho do veículo e ao comportamento do motorista durante o trajeto. Portanto, confira as soluções mais utilizadas.

Rastreador veicular

Acompanhar a localização da frota e, consequentemente, das cargas em tempo real é uma necessidade da área de transporte rodoviário. Deixar de implementar essa tecnologia é um risco elevado devido à ação de criminosos nas estradas brasileiras.

Esse sistema apresenta diversas funcionalidades adicionais como:

  • controle do consumo de combustível;
  • registro de desvios na rota estabelecida;
  • acompanhamento da velocidade mantida pelo condutor;
  • compartilhamento do andamento da entrega com os clientes.

Além disso, essa é uma fonte de mensuração para o nível de produtividade em que é possível visualizar o tempo gasto em cada entrega e o período de deslocamento.

Confira nossos planos que mais se adequam ao seu tipo de veículo.

Equipamento de GPS

ST310U
ST310U

O momento da escolha desse recurso busca combinar o Sistema de Posicionamento Global (GPS) e a central que triangula a sua posição com base na latitude e longitude. Em seguida, as informações são disponibilizadas para a consulta do seu local exato.

Com o módulo instalado no veículo, a localização pode ser consultada pela transportadora e compartilhado com o cliente.

Roteirização do trajeto

Os roteirizadores fornecem importante apoio durante a etapa de planejamento das entregas. Com o uso desse tipo de programa, o profissional logístico tem condições de automatizar a criação da rota ideal para a conclusão das entregas pendentes.

Quando feita manualmente, essa atividade consome longos períodos de tempo e está sujeita a erros. Por outro lado, um sistema automatizado é capaz de retornar a informação correta em instantes com base:

  • no número de paradas;
  • na distância a ser percorrida;
  • nas janelas de entrega dos clientes;
  • no tempo necessário para carga e descarga.

A adoção de um sistema de roteirização também tem espaço na taxa de ocupação do veículo. Desse modo, obtêm-se a melhoria do aproveitamento do espaço e a redução dos custos.

Escolha do software ideal

Aplciativo Security RS disponível em todos os planos
Aplciativo Security RS disponível em todos os planos

Antes de buscar o mercado e pesquisar preços de sistemas, o primeiro passo é mapear o processo interno. Cada etapa, desde a solicitação de frete até a conclusão da entrega, deve ser listada, bem como os profissionais responsáveis por cada etapa.

Isso ocorre porque a atividade logística requer a participação de diversas áreas atuando de forma integrada. Por exemplo, o setor fiscal é responsável pela emissão dos documentos de frete, portanto não há necessidade de consultar a localização do veículo.

Por outro lado, o profissional que lida com o atendimento ao cliente deve ter informações atualizadas sobre o andamento da entrega para repassar aos contratantes. Além disso, a identificação de gargalos constitui uma boa oportunidade para implementar processos de melhoria com o intuito de aprimorar os resultados, em termos de produtividade e otimização do tempo.

Monitoramento de frota: principais vantagens desse investimento

A diversidade do mercado de empresas desenvolvedoras de software torna os preços de aquisição cada vez mais competitivos. Esse fator garante que até mesmo pequenos empreendedores tenham acesso a ferramentas informatizadas que podem ajudar o seu negócio a crescer sem comprometer as finanças.

1. Redução de custos operacionais

Para manterem a sua capacidade de praticar preços de frete acessíveis, as transportadoras buscam por estratégias que possibilitem a redução de custos com o propósito de aumentar a margem de lucros.

Contudo, devido à expectativa dos clientes, é fundamental manter a agilidade, a confiabilidade e a segurança do serviço.

2. Favorece a tomada de decisões

O futuro de uma organização depende da capacidade do get de tomar decisões que têm potencial para ajudar no seu crescimento. Isso quer dizer que a escolha mais adequada depende do volume de informação sobre o processo operacional e sua performance.

As ferramentas de monitoramento de frota fornecem suporte nesse momento porque registram todas as transações e convertem dados em tabelas e gráficos que podem ser analisados com clareza. Esse cenário reforça a importância da gestão da informação com base em dados estatísticos, o que elimina escolhas tomadas sem o embasamento adequado.

3. Otimização do processo de entrega

Muitas vezes, a presença de ferramentas de controle é suficiente para modificar o comportamento dos motoristas. Quando uma empresa tem um elevado índice de multas de trânsito, é importante ser capaz de identificar os responsáveis com o intuito de promover ações de conscientização e treinamento.

Essa medida também evita a incidência de desvios na rota, pois há ciência de que trajeto está sendo controlado remotamente. Isso quer dizer que quanto mais coordenado o processo de distribuição, melhor será o rendimento da área e a sua capacidade de gerar receitas.

O avanço da Tecnologia de Informação está abrindo portas para que as empresas ingressem no mercado logístico e sejam capazes de oferecer serviços cada vez mais qualificados. Porém, essa vantagem não elimina a necessidade de planejar os passos do investimento em sistemas com cautela.

Afinal, o monitoramento de frota é apenas uma das diversas facetas de um negócio que merece atenção e acompanhamento contínuo. Ainda assim, essa mudança tem elevado potencial para agregar valor aos serviços de frete, que é um aspecto fundamental para se sobressair perante a concorrência.

A prática de monitoramento veicular tem o objetivo de proteger o veículo e a carga durante o trajeto de entrega. Esse é apenas um dos riscos que afetam o trabalho de uma transportadora.

fonte: besoft

Olá. Caso tenha alguma dúvida e deseje entrar em contato, clique no ícone abaixo

Whatsapp